quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Aulas 7 e 8 Reflexões:

Ao longo dessas semanas tenho observado vários pontos positivos e negativos durante minhas aulas. Primeiramente os pontos positivos são: não há indisciplinas, problemas de conversas paralelas que atrapalham o andamento das aulas, ou mesmo dispersão por parte dos alunos, todos procuram se empenhar para a realização dos exercícios propostos. Pontos negativos: o quantitativo de alunos é muito variável, toda aula surgem novos alunos o que obriga a recapitulação dos conteúdos da aula passada, a maioria não busca contextualizar os conceitos teóricos discutidos durante suas apreciações musicais quer seja no lar ou qualquer lugar, o que facilitaria durante nossas discussões em sala de aula sobre andamento, tempos fortes e fracos, movimento básicos sobre regência, a maioria não busca desenvolver o lado musical, como por exemplo, a fórmula de compasso de uma música qualquer que se ouve, aonde se situa os tempos fortes e fracos. Vale ressaltar que toda aula sugiro que busquem compreender tais conceitos através da prática, ou seja, tentar achar o andamento da música que se ouve num dado momento de lazer, descontração, achar os tempos fortes e fracos, a fórmula de compasso, depois reger a música, pois assim trará a eles uma compreensão dos conteúdos abordados.
A prática é que os levará a perfeição, não adianta querer reger os hinos na hora “H”, isso os deixará mais inseguros e indecisos. Algo interessante é que conforme estão tendo as aulas de música na igreja, o bispo os tem designados a reger os hinos durante as reuniões da igreja, sendo um pianista, um regente, e toda congregação cantando os hinos. No domingo passado, 12 de outubro, tivemos como pianista a aluna "CIGLANA" e como regente a aluna "BELTRANA", ambas são irmãs com a diferença de idade de cerca de 5 anos, e sinceramente fiquei contente com o desempenho delas.  A pianista, a princípio estava nervosa, mas com o decorrer da reunião se saiu muito bem. A regente, estava muito apreensiva em realizar os movimentos básicos de regência, porém conseguiu executá-los bem. 
Logicamente que ambas não tocaram e regeram com perfeição, em dados momentos a pianista errava algumas notas ao piano, e a regente errava alguns movimentos na regência, mas obtiveram sucesso por fazerem o melhor que podiam. Acredito que o sucesso está aliado a isso, em fazer o melhor em que está a seu alcance, todos nós sabemos que um bom músico não se faz da noite para o dia. Faço uma breve comparação com a citação de Harris e Hawkesley relacionada ao processo composicional, aliada ao processo de aprendizagem musical.
“Quando os alunos selecionam e organizam sons em uma peça de música, por mais simples que suas tentativas possam ser, ainda assim estão compondo” (HARRIS e HAWKESLEY, 198, p. 2-3).

Assim, como o Swanwick disse certa vez, precisamos educar nossos ouvidos para a apreciação, á medida em que aprendemos a escutar, ou seja, conforme eles aprendem os conceitos teóricos sobre música e tenta alia-los na hora da apreciação, o resultado será mais produtivo, consequentemente os trará novos conhecimentos musicais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário