Aulas 5 e 6 Reflexões:
Durante essas aulas revisei alguns conceitos teóricos, como as figuras musicais, os tempos fortes e fracos, as fórmulas dos compassos quaternário, ternário e binário. Para ilustrar um pouco dos tempos fortes e fracos utilizei o pandeiro para realizar breves ritmos enfatizando o tempo forte e distinguir das batidas fracas, para que os alunos pudessem compreender a diferença entre o quaternário, binário e ternário. Após realizar esses breves exercícios e interagir com os alunos, fomos para as figuras musicais utilizando nomenclaturas de fácil compreensão, como por exemplo, a semibreve (Dá-a-a-a), mínima (Dá-a), semínima (Dá), e duas colcheias (Dá-Ná), quatro semicolcheias (Ti-Ke-Ta-Ke) com isso realizamos breves exercícios rítmicos com as figuras musicais para melhor compreensão. Os alunos participaram e corresponderam de forma positiva, e conforme compreendiam os conteúdos propostos, explicava outras terminologias técnicas, como por exemplo, o sinal de ritornelo, sua função dentro da música, o travessão que separa cada compasso, a barra dupla, para que servem.
Conforme explicava no quadro o significado de cada um desses itens contextualizava-os com o hinário padrão da igreja para que pudessem identifica-los. Fizemos vários exercícios rítmicos com a escrita no quadro.
De maneira geral os alunos têm compreendido os conteúdos propostos, nesse estágio em especial, não convivi com as indisciplinas, conversas paralelas ou algo do tipo, mas senti variação na frequência das aulas por conta de ser aos domingos à tarde e talvez por isso tenha variado bastante.
O nível de conhecimento musical da turma é bem básico, e o objetivo central das aulas era habilitá-los a ter noções mínimas para reger os hinos da igreja durante as reuniões ou mesmo no lar, e ainda o canto coral para que pudessem contextualizar os conceitos teóricos com a prática musical direta. Logicamente que esse projeto não visa o ensino formal aplicado a um dado instrumento musical, mas sim em dar noções mínimas a esses alunos, sobre o ritmo, o andamento, fórmulas de compasso, tempo tético, anacrústico, figuras musicais, e noções básicas sobre regência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário