Aulas
1 e 2 Reflexões:
Nessa aula inicial abordei alguns conceitos teóricos sobre teoria musical, como por exemplo, o que compreendem como sendo música, o que é o ritmo, a melodia, a harmonia, baseando tais conceitos no hinário padrão da igreja para melhor compreensão. Ainda, o que seriam os tempos fortes e fracos, a pulsação musical, andamento, pois na igreja em que estou estagiando é de praxe haver uma pessoa regente para os hinos e outra tocando o piano juntamente com toda a congregação cantando, assim tais ensinamentos visam capacitar os membros pelo menos terem uma ideia sobre a notação musical, seus valores, nomenclaturas, além dos movimentos básicos para reger as fórmulas de compasso, binário, ternário e quaternário.
O ensino coletivo tem sido aplicado, mesmo por que a frequência de alunos durante as aulas tende a sofrer variações, por conta de ser um curso de música gratuito. No decorrer das aulas utilizei diversos áudios de músicas de vários estilos musicais, para caracterizar algumas fórmulas de compasso, como por exemplo, o samba, o choro, o baião, para os compassos binário simples, e o pop rock, balada para associar o quaternário, a valsa para o ternário, etc. Aproveitarei para não só mostrar onde se encontram os tempos fortes e fracos aos alunos, mas também para treinar os movimentos básicos de coordenação para a regência.
Durante as aulas utilizo um irmão para tocar o piano, por justamente contar com a interpretação de cada pianista, e ainda sim para treinar os alunos a compreenderem se o hino é tético, anacrústico, acéfalo, ou mesmo para mostrar como deverá proceder quando estiver como regente a frente da congregação. Quando não tem ninguém que toque o piano, utilizo áudios dos hinos com várias interpretações diferentes para que possam entender, e treinar a regência.
Como avaliação da aprendizagem, a princípio estão um pouco perdidos por conta de ser algo novo a grande maioria deles, acredito que no decorrer das aulas estarão mais a vontade e preparados para compreender os conteúdos propostos.
O que estou levando em conta para efeito de avaliação é a participação dos alunos, o interesse nos conteúdos propostos.
Durante as aulas busquei utilizar materiais de costume dos membros da igreja, como o hinário da igreja, para o conteúdo musical hinos que os alunos conheçam, além disso, estou priorizando utilizar uma linguagem mais simples para que todos consigam absorver o mínimo possível.
Nesse sentido Bondía (2002) ressalva a ideia da “aprendizagem significativa”, como o sujeito sendo o buscador da informação primeiramente, depois opina sobre algo em questão de forma própria, crítica e pessoal. Assim, acredito os alunos estão na condição inicial de sujeitos buscando a informação, no caso, nas aulas de música, depois começaram a opinar, desfrutar de novos saberes, provar novas fontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário