Aulas 7 e 8 Reflexões:
Ao longo dessas semanas
tenho observado vários pontos positivos e negativos durante minhas aulas.
Primeiramente os pontos positivos são: não há indisciplinas, problemas de
conversas paralelas que atrapalham o andamento das aulas, ou mesmo dispersão
por parte dos alunos, todos procuram se empenhar para a realização dos
exercícios propostos. Pontos negativos: o quantitativo de alunos é muito
variável, toda aula surgem novos alunos o que obriga a recapitulação dos
conteúdos da aula passada, a maioria não busca contextualizar os conceitos
teóricos discutidos durante suas apreciações musicais quer seja no lar ou
qualquer lugar, o que facilitaria durante nossas discussões em sala de aula
sobre andamento, tempos fortes e fracos, movimento básicos sobre regência, a maioria
não busca desenvolver o lado musical, como por exemplo, a fórmula de compasso
de uma música qualquer que se ouve, aonde se situa os tempos fortes e fracos.
Vale ressaltar que toda aula sugiro que busquem compreender tais conceitos
através da prática, ou seja, tentar achar o andamento da música que se ouve num
dado momento de lazer, descontração, achar os tempos fortes e fracos, a fórmula
de compasso, depois reger a música, pois assim trará a eles uma compreensão dos
conteúdos abordados.
A prática é que os
levará a perfeição, não adianta querer reger os hinos na hora “H”, isso os
deixará mais inseguros e indecisos. Algo interessante é que conforme estão
tendo as aulas de música na igreja, o bispo os tem designados a reger os hinos
durante as reuniões da igreja, sendo um pianista, um regente, e toda
congregação cantando os hinos. No domingo passado, 12 de outubro, tivemos como
pianista a aluna "CIGLANA" e como regente a aluna "BELTRANA", ambas são irmãs com a
diferença de idade de cerca de 5 anos, e sinceramente fiquei contente com o
desempenho delas. A pianista, a princípio estava nervosa, mas
com o decorrer da reunião se saiu muito bem. A regente, estava muito apreensiva em
realizar os movimentos básicos de regência, porém conseguiu executá-los bem.
Logicamente que ambas não tocaram e regeram com perfeição, em dados momentos a pianista errava algumas notas ao piano, e a regente errava alguns movimentos na
regência, mas obtiveram sucesso por fazerem o melhor que podiam. Acredito que o
sucesso está aliado a isso, em fazer o melhor em que está a seu alcance, todos
nós sabemos que um bom músico não se faz da noite para o dia. Faço uma breve
comparação com a citação de Harris e Hawkesley relacionada ao processo
composicional, aliada ao processo de aprendizagem musical.
“Quando os
alunos selecionam e organizam sons em uma peça de música, por mais simples que
suas tentativas possam ser, ainda assim estão compondo” (HARRIS e HAWKESLEY,
198, p. 2-3).
Assim, como o Swanwick
disse certa vez, precisamos educar nossos ouvidos para a apreciação, á medida
em que aprendemos a escutar, ou seja, conforme eles aprendem os conceitos
teóricos sobre música e tenta alia-los na hora da apreciação, o resultado será
mais produtivo, consequentemente os trará novos conhecimentos musicais.