Ciberespaço
A idéia inicial do empresário de colocar um computador no muro e ver a reação das crianças foi algo inovador e surpreendente. Percebemos que a curiosidade das crianças levou-as a aprender a navegar e conseqüentemente estavam sendo alvos da "inclusão digital". Em nosso país o acesso a internet banda larga ainda é para poucos, muitas regiões não se tem acesso nem se quer a discada. Essa tecnologia, utilizada de maneira benéfica, pode ser uma fonte de conhecimento constante, o livre acesso a notícias do Brasil e do mundo, fonte de comunicação, interação, estudo, enfim algo único e essencial nos dias atuais.
Vemos que cibercultura é algo destinado não somente aos que conhecem o universo do ciberespaço, mas também para quem pretende conhecer.
Percebe-se que oferecer a oportunidade de notar que o ciberespaço está provocando uma profunda transformação nas culturas humanas, é criativa e controvertida.
Diante dessa afirmação temos diretrizes para nos basearmos neste novo modelo de comunicação de uma maneira inteligente e benéfica.
Em relação à educação o Ciberespaço atribui ferramentas para o professor se tornar um incentivador da “inteligência coletiva” e não apenas um fornecedor direto de conhecimento. A partir do advento da internet, novas formas de codificação do saber
foram postas em jogo. O modelo então de pesquisa e troca de conhecimento passa a ser mais interativo, mais imediato e por esse motivo há uma necessidade de reformulação no modelo tradicional de escola.
Quando falamos em cibercidadania, podemos concluir que é preciso interagir mais virtualmente para se existir no território real. Com esta exploração as potencialidades do indivíduo podem se re-organizar sozinhas ou em grupo para articular assuntos que dizem respeito a diversos temas, podendo assim, ser um agente presente nas decisões públicas, ajudando assim a descentralizar a informação.Segue o link do vídeo
http://youtu.be/Xx8vCy9eloE
Nenhum comentário:
Postar um comentário